Voltar | Por Efcaz 18/10/2021
As transformações ocorridas decorrentes das tecnologias faz com que empresas se atentem dia após dia com a gestão da qualidade em saúde. Um dos principais meios para se atingir este objetivo é contar com a ajuda de ferramentas modernas de gestão de contratos, que diminuem os equívocos e dinamizam o fluxo de trabalho da sua organização, com altos ganhos em eficiência.
Em meio às transformações ocorridas no cenário empresarial atual, decorrentes da difusão dos meios de tecnologia e comunicação, da mudança no padrão de comportamento da sociedade e da competitividade das organizações, a incorporação de medidas que mantenham o controle de qualidade em serviços de saúde tornou-se um fator de extrema relevância.
A gestão da qualidade em saúde caracteriza-se por um conjunto de particularidades relacionadas não só aos cuidados globais com a saúde, como também à eficiência do setor administrativo e da organização dos processos de trabalho.
Por isso, é de extrema importância que os fluxos de trabalho da sua organização estejam à par das transformações digitais, contando com ferramentas e softwares de gestão de contrato e de gestão de fornecedores modernos, que irão incorrer em grandes melhorias tanto nos processos internos quanto na relação com clientes e pacientes.
Em primeiro plano, o modelo de gestão da qualidade tem como objetivo garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que é oferecido e ao bom funcionamento do setor.
A qualidade dos serviços, produtos e controle da gestão em instituições de saúde é fator essencial para uma administração eficiente. Dessa forma, adotar esse sistema de gestão é uma decisão estratégica que garante níveis satisfatórios na prestação de serviços.
Um dos fatores de relevância dessa técnica é que, por meio dela, as instituições passam a adquirir novas competências e procedimentos, além de desenvolverem ações diferenciadas que buscam melhoria contínua e um diferencial competitivo no mercado.
Daí a importância das ferramentas de gestão de contratos, por exemplo. Com um software de CLM de qualidade, nota-se uma diminuição nos equívocos contratuais, diminuindo também a possibilidade de quebra do protocolo de qualidade, seja em relação aos parâmetros internos da organização, com a das instituições de controle de qualidade.
A qualidade em saúde engloba aspectos bastante abrangentes, como educação em saúde, acesso às informações sobre programas de prevenção, rastreamento das doenças, formação profissional, disponibilidade de equipamentos para diagnóstico e recursos terapêuticos disponíveis.
Para garantir excelência na qualidade, as instituições, na maioria das vezes, são submetidas a processos de auditorias, como a acreditação, que fornece as orientações básicas para a implantação de um sistema de gestão que atenda aos requisitos.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que visa garantir a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Seu objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência por meio do estabelecimento de certificações e de normas.
A acreditação e a certificação ISO são os procedimentos mais comuns de avaliação do nível de qualidade da assistência das instituições da área.
Através dos softwares de gestão de contratos inteligentes, o controle sobre a documentação necessária para atender os critérios básicos das auditorias de qualidade e evitar furos nos documentos, todo o processo de auditoria se torna mais eficiente e seguro.
Os processos são automatizados, os contratos são baseados em modelos construídos por dados recolhidos por inteligência artificial e, além da segurança digital, o tempo gasto nesses processos diminui enormemente.
O conceito de gestão da qualidade em saúde, vinculado à sustentabilidade, levou empresas a se transformarem visando ao futuro. Isso porque a proposta incentivou mudanças na gestão que alcançassem a excelência nos processos, associadas à reestruturação e à inovação.
As ferramentas técnicas de gestão são grandes aliadas como suporte, pois auxiliam na avaliação de processos e implementação de melhorias nas instituições de saúde. Entre as principais, podemos destacar:
Vale ressaltar que a gestão de fornecedores contribui significativamente para a qualidade no setor saúde, já que é uma área relevante dentro das empresas pela obtenção de produtos e serviços.
Ter um controle eficiente sobre a qualidade dos produtos e serviços necessários para manter a sua organização de saúde dentro dos parâmetros sanitários de fiscalização, é indubitavelmente uma necessidade, especialmente devido à explosão da pandemia de COVID-19.
Além disso, o uso de softwares inteligentes para manter os contratos com os fornecedores em dia e dentro dos parâmetros de fiscalização financeiros é essencial para o controle de qualidade.
E, claro, para fornecer um serviço eficiente para os pacientes e clientes da sua organização, economizando tempo e diminuindo a possibilidade deles se sentirem insatisfeitos com a sua instituição.
Nota-se, portanto, que o controle de qualidade busca alcançar o melhor desempenho da instituição, garantindo atributos aos serviços prestados, como um bom planejamento, a elevação do nível de organização, a minimização dos riscos e a satisfação dos pacientes. Para isso, manter uma gestão de excelência em saúde é de extrema importância.
E não há dúvidas que ferramentas modernas de gestão, seja de fornecedores, como o SRM, ou do ciclo de vida dos contratos, com softwares de CLM, são de grande valia para atingir uma gestão de máxima qualidade na sua instituição.
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