fbpx

Gestão de Fornecedores

Software para gestão de fornecedores: conheça 7 vantagens!

Voltar | Por Efcaz 22/8/2018

Cada vez mais, a tecnologia, por meio de programas e aplicações, está presente no dia a dia das instituições, contribuindo para que o desempenho operacional atinja a alta performance. Um ótimo exemplo desse uso é a adoção de um software para gestão de fornecedores.

Na cadeia de suprimentos, os fornecedores têm um papel-chave para o sucesso. Afinal, são eles que abastecem a produção com os insumos necessários para compor os serviços ou artigos vendidos pela empresa.

Administrar essa parceira com estratégia é a melhor forma de garantir materiais de qualidade no estoque dentro do prazo e por um preço convidativo. No fim das contas, falhas nos processos de negociação com fornecedores atingem diretamente os lucros, a produtividade e a eficiência de um negócio.

Neste post, você poderá conferir sete vantagens de ter uma solução informatizada para gerir essa etapa tão importante da cadeia. Continue lendo para saber mais!

1. Viabiliza integração e facilita o compartilhamento

Grandes empresas, que lidam com um alto volume de pedidos e uma extensa carteira de fornecedores, podem se perder tentando reunir todos os dados do setor de compras em planilhas. Um sistema qualificado concentra todas as informações relevantes em um só lugar, que são atualizadas em tempo real.

Essa funcionalidade melhora os níveis de confiabilidade, organização e produtividade dos processos no departamento. Dessa forma, diminui o retrabalho e problemas com imprecisão nas trocas de dados, já que todos os envolvidos podem acessar o sistema e ter um conhecimento acertado das etapas em andamento.

2. Agiliza e automatiza processos

Uma boa gestão de fornecedores envolve a avaliação constante do serviço prestado por essas fontes de suprimento e a manutenção do relacionamento com elas. Ao utilizar um software integrado, fica mais fácil acompanhar o andamento das atividades e detectar problemas e inadequações.

Da mesma forma, o trabalhoso processo de seleção de fornecedores é simplificado: uma vez que todos os contatos estão cadastrados no sistema, a empresa pode analisar e escolher o parceiro comercial no momento certo em poucos cliques, tornando as rotinas mais objetivas, transparentes e menos burocráticas.

Consequentemente, o tempo de resposta é aprimorado, tanto para fornecedores quanto para os clientes finais. Por exemplo, indicativos como o lead time — que mede o tempo do ciclo completo de aprovisionamento da cadeia — tendem a exibir melhores índices.

3. Contribui para minimizar riscos

Quando um fornecedor apresenta problemas com irregularidades fiscais ou trabalhistas, por exemplo, não é apenas sua empresa que pode sofrer prejuízos financeiros ou ter a reputação manchada, mas sim, de certa forma, todas aquelas com quem ele estabeleceu parcerias. Por isso, é fundamental avaliar bem com quem se negocia.

Nesse sentido, um dos maiores benefícios de um software para gestão de fornecedores é garantir a conformidade de acordo com a legislação vigente no país e facilitar o processo de homologaçãoreduzindo drasticamente os riscos de firmar um acordo com instituições que não cumprem os critérios preestabelecidos ou demandas legais.

Semelhantemente, deve-se ter cuidado com empresas que não entregam no prazo ou que tem alto nível de entregas com avarias. Lidar com elas pode atrapalhar muito seu processo produtivo e minar a satisfação do seu cliente final.

No entanto, se você conta com informações atualizadas sobre o desempenho de um fornecedor no sistema, pode fazer escolhas melhores e proteger seu negócio.

4. Promove redução de custos

Em diversos aspectos, a automação favorece a redução de custos. Primeiramente, com o sistema, é possível fazer uma pesquisa de mercado e de preços otimizada e atualizada, ajudando gestores a fechar bons negócios. Em seguida, são muitos os fatores que propiciam economia no médio e longo prazo, como:

  • ​diminuição de desperdício de recursos com tarefas manuais;
  • ganho de tempo para a equipe cumprir suas funções — reduz a necessidade de horas extras;
  • processos se tornam mais eficazes, rápidos e, por isso, geram menos gastos;
  • o índice de erros, perdas, etapas desnecessárias e retrabalho — que limitam os lucros — diminuem consideravelmente.

5. Reforça a segurança dos dados

Uma das melhores formas de guardar e proteger os dados de uma empresa é por meio de um software. Quando informações tão relevantes sobre o fornecimento de um negócio estão armazenadas em planilhas simples, elas ficam vulneráveis, podem ser apagadas ou se perder.

Diante desse risco, o ideal é ter uma solução mais estruturada a favor da instituição, um sistema que centralize tudo em um único local e que seja atualizado regularmente.

Com um programa, gestores podem programar backups de rotina para resguardar os dados e usar senhas para bloquear o acesso de pessoas não autorizadas.

6. Controla os prazos

A desorganização do fluxo de dados na área de compras pode acarretar no atraso do pagamento de boletos e tributos. Ter que arcar com juros e encargos causa um desequilíbrio no fluxo de caixa.

A implantação de um software para gestão de fornecedores é muito útil nesse sentido, pois ele possibilita a criação de alertas que avisam os gestores sobre vencimentos e também contas a receber. Dessa forma, a empresa programa melhor as entradas e saídas de dinheiro e não corre o risco de passar por apertos financeiros.

7. Favorece a tomada de decisão

Por fim, um dos maiores ganhos de um software para gestão de fornecedores é proporcionar uma visão ampla, completa e gráfica de informações que são cruciais para o setor.

A ideia é descomplicar as tomadas de decisão, bem como assegurar que elas sejam feitas com base em dados confiáveis e corretos.

Isso faz toda a diferença para que mudanças e ajustes sejam realizados com rapidez e de forma mais efetiva. Além disso, um entendimento global da cadeia de suprimentos mune gestores com conhecimentos que os ajudarão a ter mais controle dos processos e planejar metas com mais inteligência e estratégia.

Para conseguir aumentar lucros e melhorar a qualidade dos processos produtivos e atendimentos dos seus clientes, conte com o apoio de um software para gestão de fornecedores. Com essa ferramenta, você potencializará o rendimento da sua área de compras e conquistará resultados superiores!

Gostou de conferir os sete principais benefícios de um software para gestão de fornecedores? Se sim, continue aprofundando seus conhecimentos e baixe nosso e-book sobre a cadeia de suprimentos. Nele, você saberá mais sobre seu gerenciamento e desafios mais comuns.

Compartilhe:

A solução ideal para otimizar sua Gestão de Fornecedores

Comece sua inovação agora mesmo

Confira nossas redes sociais: